terça-feira, 2 de agosto de 2011

Engenheiro promete melhora no gramado do Engenhão em até 15 dias

Artur Melo culpa calendário do futebol brasileiro e até o frio para justificar críticas recentes de jogadores de Flamengo e Fluminense ao campo

 

   Após críticas dos jogadores de Flamengo e Fluminense ao gramado do Engenhão, o engenheiro agrônomo responsável pelo campo, Artur Melo, prometeu que melhorias poderão ser vistas em breve.
    - Estamos trabalhando para que haja uma melhora substancial em dez a 15 dias.
     Thiago Neves, por exemplo, chegou a afirmar que "é uma vergonha jogar lá". O engenheiro culpa, dentre outros fatores, o calendário do futebol brasileiro e até o frio. Ele traçou uma comparação com o Maracanã.
    - Há três fatores estruturais que atrapalham muito. O calendário do futebol brasileiro, com a carga de jogos, força o gramado. Além disso, a época do ano é muito complicada. No inverno há o frio, que traz menos luz e, assim, a resposta ao tratamento é mais lenta. A grama se recupera com menos rapidez. Pelo sombreamento do Engenhão, os meses de junho, julho e agosto são críticos. Principalmente o gramado junto ao setor Oeste fica mais prejudicado. Não dá, por exemplo, para comparar com o Maracanã, que tem 1.110 metros quadrados a mais de área de jogo para os mesmos 22 atletas. Além disso, a arquitetura de estádios mais modernos em todo o mundo impõe sombreamentos em momentos críticos do ano.

   Ele ainda tirou o peso de eventos recentes que ocorreram no estádio, como o show do astro inglês Paul McCartney e os Jogos Mundiais Militares, que contribuíram para agravar ainda mais a situação do gramado:
    - Mesmo assim, posso garantir que não estão sendo poupados recursos técnicos e financeiros para melhorar. Nós temos trabalhado muito para deixar o gramado em condição de jogo, em primeiro lugar, e bonito, que é algo completamente diferente. Tanto para o show do Paul McCartney quanto para os Jogos Mundiais Militares foi feito um trabalho especial de acompanhamento e recuperação. Esses aspectos não são instantâneos. O Botafogo investiu em sementes de inverno e tem feito um trabalho diário de ataque à grama que está mais careca. Além disso, há descompactações periódicas para tornar o piso menos duro.

 

 Saudações Alvinegras!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário