quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Na estreia de Cuca, Atlético-MG pressiona, erra muito e perde para o Botafogo

   Na estreia de Cuca, na noite desta quarta-feira, no Ipatingão, o Atlético-MG voltou a apresentar os mesmos erros cometidos sob o comando do antecessor Dorival Júnior, e foi derrotado pelo Botafogo, por 2 a 1, pela Copa Sul-Americana. Dessa forma, o alvinegro carioca, tradicional algoz atleticano, garantirá vaga à próxima fase da competição internacional, com um empate, no jogo da volta, no Engenhão, no próximo dia 23.
    O Botafogo, sexto colocado no Brasileirão, vindo de goleada sobre o rival Vasco, por 4 a 0, veio a Minas sem três titulares, que foram poupados por Caio Júnior: Cortês, Renato e Elkeson. Mas, o treinador escalou um time forte, com Maicosuel no meio-campo e os ‘gringos’ Loco Abreu e Herrera no ataque.
    No Atlético-MG, Cuca, a esperança de encerrar a crise do clube, que está perigosamente perto da zona de rebaixamento no Brasileiro, fez o time voltar ao 4-4-2, reabilitando o zagueiro Réver e o lateral-esquerdo Guilherme Santos. Além disso, o novo treinador manteve o goleiro Giovanni, depois de admitir dúvida entre ele e Renan Ribeiro.
    Com a vitória, o alvinegro carioca se mantém invicto diante do Atlético-MG há cinco jogos, sendo que venceu os últimos quatro confrontos, os dois primeiros como mandante e os outros dois como visitante. Além disso, o time atleticano segue sem conseguir vencer o Botafogo em jogos válidos pela Copa Sul-Americana.
    No primeiro tempo, o time visitante chegou a abrir 2 a 0, parecendo que poderia definir sua classificação à fase seguinte da Copa Sul-Americana já no jogo de ida. Mais na base da vontade do que na técnica, no entanto, o Atlético-MG conseguiu um gol aos 44 min da etapa inicial, marcado por Richarlyson, que alterou o panorama da partida. No segundo tempo, a equipe mineira pressionou, criou e desperdiçou chances, mas acabou derrotada novamente.
    A torcida atleticana, esperançosa de ver uma história diferente, na estreia de Cuca, teve uma decepção logo aos 6 min, quando o Botafogo abriu o placar, repetindo o que fez o Figueirense, no mesmo Ipatingão, sábado passado, quando a equipe catarinense fez um gol também no começo do jogo, que acabou vencendo por 2 a 1, gerando a demissão de Dorival Júnior.
    O drama atleticano teve cenas repetidas. O gol adversário saiu em consequência de falha individual. Neste caso, Patric perdeu uma bola, o lateral-esquerdo Márcio Araújo avançou pela esquerda, cruzou na medida para Loco Abreu, que ajeitou de cabeça, para chute forte de Herrera. Imediatamente, a torcida atleticana passou a vaiar o lateral-direito do time, hostilizado toda vez que tocava na bola.
    Aos 26 min, Cuca tirou Patric e colocou o meia Wesley, deslocando Serginho para a direita. Os torcedores atleticanos aplaudiram a modificação. O Atlético-MG chegou a dar a impressão que chegaria ao empate, depois que criou jogadas de perigo ao gol defendido por Jefferson. Mas não foi isso que aconteceu.
    Em rápido contra-ataque, aos 38 min, Maicosuel arrancou com a bola dominada e colocou nas redes, aumentando a vantagem dos visitantes. O alvinegro mineiro mandou uma bola na trave, aos 42 min, com Richarlyson, de cabeça, e quando parecia que terminaria o primeiro tempo perdendo por 2 a 0 conseguiu balançar as redes. O mesmo Richarlyson diminuiu, aos 44 min da etapa inicial.
    “Não podíamos levar os dois gols. Foram as duas chegadas que eles tiveram e acabaram concluindo em gol, temos que ter mais atenção, marcar mais forte para tentar empatar e até virar o jogo”, comentou o zagueiro Leonardo Silva. Para o atacante Herrera, autor do primeiro gol, o Botafogo fez boa partida, mas vacilou ao final da etapa. “Tomamos um gol que não podíamos levar, a gente tinha a vantagem de dois gols”, lamentou.
    O gol de Richarlyson no fim do primeiro tempo motivou o Atlético-MG, que iniciou a etapa final pressionando o adversário. Apesar de ser expor ao contra-ataque botafoguense, o time da casa teve chances de empatar. O atacante André desperdiçou duas ótimas chances. Aos 7 min, ele chutou para fora, e aos 10 min, obrigou Jefferson a difícil defesa. A pressão durou todo o segundo tempo, que se transformou numa espécie de ‘ataque contra a defesa”, mas o Botafogo resistiu. Nos minutos finais, o Atlético ficou com um jogador a menos, por causa da expulsão de Toró.



Saudações Alvinegras!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário