terça-feira, 9 de agosto de 2011

Marcelo Mattos é punido no STJD, mas fica livre para jogar no sábado

Suspensão de uma partida não tira o volante do Brasileiro, já que ele cumpriu a automática

   Homem de confiança do técnico Caio Jr. no meio-campo do Botafogo, Marcelo Mattos não será problema para as próximas partidas da equipe no Campeonato Brasileiro. O volante foi suspenso por apenas uma partida em julgamento no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) na noite desta terça-feira, dia 9 de agosto. A decisão unânime dos auditores da Segunda Comissão Disciplinar deixa o volante livre para enfrentar o América/MG no próximo sábado, dia 13, no Engenhão. Como a automática é levada em conta, Marcelo Mattos já cumpriu a pena.
   Punido ou não, Marcelo Mattos já estava liberado para ir a campo nesta quarta-feira, dia 10, quando o Botafogo enfrenta o Atlético/MG. Como a partida é válida pela Copa Sul-Americana, a decisão do STJD não influencia na competição continental. Punições impostas pelo tribunal brasileiro só valem em disputas oficiais e nacionais, organizadas pela CBF.
   Na defesa do jogador, o advogado Aníbal Rouxinol explicou o lance. "Não ocorreu pontapé. A jogada foi rápida, o Marcelo Mattos chegou atrasado na disputa da bola e houve um choque. A prova de vídeo afasta completamente a tese do árbitro", disse o defensor, que ainda destacou outros fatos.
   "O Marcelo Mattos não havia recebido cartão amarelo e vi que o árbitro teve interpretação equivocada do lance e errou. Entendo que esse é um caso de absolvição, até mesmo porque ele nunca passou por esse tribunal e é um fato relevante", argumentou, pedindo a absolvição ou a desclassificação para artigo mais brando.
   O relator Jonas Lopes Carvalho Neto acatou a tese e desclassificou a denúncia para o artigo 254 (praticar jogada violenta), aplicando a pena mínima de uma partida suspensão. Em seguida, os demais auditores acompanham o voto.

Entenda o caso:

  Conforme a súmula da partida na Arena da Baixada, entre Atlético/PR e Botafogo, o árbitro Paulo César Oliveira expulsou com o cartão vermelho direto o camisa 6 alvinegro, já nos acréscimos do jogo, por ter “desferido um ponta pé em seu adversário (Branquinho), atingindo-o no tornozelo direito, fora da disputa de bola”.
   O jogador foi denunciado no artigo 254-A, §1º, inciso II (praticar agressão física durante a partida - desferir chutes ou pontapés, desvinculados da disputa de jogo, de forma contundente ou assumindo o risco de causar dano ou lesão ao atingido), do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), com pena máxima de 12 jogos de suspensão.

Saudações Alvinegras!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário